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Dúvidas Frequentes

COMERCIAL

Os equipamentos para acesso à Internet não são vendidos.

Os equipamentos utilizados para conexão banda larga não são vendidos, eles ficam em posse do cliente enquanto o plano estiver ativo (comodato). Em caso de rescisão do contrato, os equipamentos deverão ser devolvidos ao provedor de Internet.

 

Primeira mensalidade com valor diferente.

Na primeira fatura dos serviços de conexão à Internet é feita a cobrança da mensalidade proporcional ao período utilizado (pro-rata). Isso significa que você paga exatamente pelos dias que utilizou os serviços. Assim, o valor cobrado nessa fatura pode ser diferente da mensalidade que você contratou. O pro-rata é um valor proporcional do dia da instalação/alteração no serviço contratado até o início de seu período de cobrança. Importante: o pro-rata acontece na primeira fatura ou quando você solicita uma alteração dos seus serviços.

 

Contrato de fidelidade.

A fidelização do usuário por 12 meses permite que seja ofertado um menor valor no serviço de conexão à Internet, mas caso ocorra o cancelamento antes do período final do contrato o usuário deverá pagar um valor compensatório, conforme termo específico, a título de ressarcimento. O usuário poderá optar também pela contratação de acesso à Internet sem fidelidade.

 

Mudança no local de instalação dos equipamentos.

Quando for realizar a instalação da conexão de Internet verifique sempre se é o melhor local da residência para tal, nosso técnico auxiliará nessa decisão. Caso seja necessário a mudança do local dos equipamentos será cobrado um valor que inclui o custo do novo cabeamento óptico que será utilizado, dos conectores e também o custo de realização desse serviço.

 

Instalação e manutenção em rede interna.

Somos uma empresa especializada em prestar serviços de conexão à Internet e nos dedicamos muito para sempre oferecer a melhor conexão. Por isso optamos por não realizar serviços de instalação e manutenção na rede interna dos usuários. Existem boas empresas na cidade que prestam esse tipo de serviço. Apesar de nosso Suporte não poder auxiliar em questões de rede local, podemos testar nosso equipamento e a conectividade com a Internet, para isso basta entrar em contato com nosso Suporte Técnico.

FINANCEIRO

Mensalidade pré-paga.

A mensalidade para acesso à Internet é pré-paga, ou seja, o cliente paga para depois usar o serviço. Esse tipo de mensalidade permite que trabalhemos com valores menores oferecendo benefícios aos nossos clientes. Caso o cliente não tenha interesse pela modalidade pré-paga poderá optar pela modalidade pós-paga.

 

Descontos para pagamento até o vencimento.

Ofereceremos um benefício extra aos nossos usuários: um desconto para pagamento até a data de vencimento. Isso permite que o usuário tenha um valor menor pelo serviço contrato. Caso o pagamento não seja efetuado até a data de vencimento o usuário perde esse desconto além de pagar juros e multa sobre o valor total.

 

O que fazer em caso de não receber o boleto para pagamento.

Sua fatura é gerada e enviada com antecedência. Caso não a tenha recebido, entre em contato com o departamento financeiro e confira se seus dados estão corretos como: Endereço completo, e-mail atualizado e telefones atualizados. Verifique também em seu e-mail, observe se não está em sua caixa spam.

 

Segunda via de boleto.

A segunda via do boleto para pagamento está disponível na Central do Assinante ou do aplicativo “Fibra Mais”. Para acessar a Central do Assinante basta digitar o endereço em seu navegado: http://central.fibramais.com.br.

 

 

TÉCNICO

Funcionamento da rede sem fio (Wi-Fi).
A rede sem fio ou Wi-Fi (Wireless Fidelity) traz a comodidade de permitir o acesso à Internet em qualquer lugar dentro do raio de alcance do roteador sem fio, porém, existe um limite para esse alcance. O roteador sem fio usa ondas de rádio para espalhar no ambiente o sinal da Internet, mas esse tipo de comunicação é suscetível a interferências eletromagnéticas, que podem ocasionar quedas de velocidade, instabilidade e até perda de sinal.

 

Tecnologias de transmissão sem fio (Wi-Fi) em 2.4 GHz e 5Ghz.

A rede 2.4GHz tem um alcance maior em comparação com uma rede 5GHz, porém oferece menor taxa de transmissão (velocidade). A rede 2.4GHz sofre bastante com interferência de outros equipamentos que normalmente são encontrados em uma residência como micro-ondas, controle remoto, telefone sem fio dentre outros. Redes 5GHz operam fora das frequências de rádio utilizada pelas redes 2.4GHz, além de possuir mais canais para uso. Além de ser uma rede com uma largura de banda maior (passa mais velocidade) o que permite atender planos com maiores velocidades, porém seu alcance é menor que uma rede 2.4GHz. Resumindo: a rede 2.4GHz é uma rede que tem maior alcance mas sofre com interferências e taxa de transmissão menor. A rede 5GHz apresenta menor interferência, tem uma taxa de transmissão superior, porém tem menor alcance.

 

A velocidade de conexão no Wi-Fi é a mesmo do cabo?

Não. Muitos fatores podem interferir na velocidade de transmissão do Wi-Fi, como a quantidade de dispositivos conectados e a distância entre esses dispositivos e o roteador.
Por isso é recomendado que os dispositivos sejam conectados por cabo (como smart TVs, computadores desktop e consoles de videogame).
A conexão através do cabo é muito menos suscetível a interferências externas. Algumas condições do ambiente podem reduzir drasticamente o desempenho da rede sem fio (Wi-Fi), tais como:

  • Paredes;
  • Bluetooth de aparelhos portáteis;
  • Outras redes sem fio (vizinhos, repetidores, outros roteadores etc);
  • Dispositivos que trabalhem no mesmo espectro sem fio de 2.4GHz.
  • Distância entre o roteador e o equipamento que está realizando a medição.

 

Realização do teste de velocidade.

Para obter resultados mais precisos, o recomendado é não usar a conexão sem fio (Wi-Fi) e estar com um computador isolado em sua rede e conectado por cabo enquanto o teste está em execução. Lembre-se, durante o teste de velocidade o desempenho da Internet será afetado. Ainda, vale lembrar que os equipamentos utilizados na conexão podem influenciar no teste de velociadade. Equipamentos antigos, de má qualiadade ou que não tenham especificações técnicas adequadas podem reduzir a velocidade de conexão. Dependendo do processador, memória e/ou placa de rede existente no computador pode não ser possível aproveitar toda a velocidade da conexão.

 

Aqui estão alguns exemplos específicos de como as características do equipamento podem interferir na velocidade de conexão:

  • Processador: Um processador mais rápido pode processar os dados da conexão mais rapidamente, o que pode resultar em uma velocidade de conexão mais alta.
  • Memória: Uma quantidade maior de memória pode permitir que o computador armazene mais dados da conexão, o que também pode resultar em uma velocidade de conexão mais alta.
  • Software de teste: Alguns softwares de teste podem ser mais eficientes que outros em medir a velocidade de conexão.
  • Configurações do software de teste: Algumas configurações do software de teste podem afetar a precisão da medida da velocidade de conexão.

 

Portanto, ao realizar um teste de velocidade de conexão, é importante considerar as características do equipamento que está sendo utilizado.

 

Aqui estão algumas dicas para realizar testes de velocidade de forma precisa:

  • Use um software de teste confiável.
  • Verifique as configurações do software de teste.
  • Conecte o equipamento utilizado para realizar o teste diretamente ao modem ou roteador.
  • Realize o teste em um horário de baixa demanda.
  • Evite usar outros dispositivos eletrônicos que também estão conectados à internet.
  • Não execute tarefas na internet durante o teste.

 

Seguindo essas dicas, você poderá obter resultados de testes de velocidade mais precisos e confiáveis.

 

Qualidade da Conexão à Internet.

De acordo como a Anatel as operadoras de internet banda larga fixa devem garantir a qualidade da conexão fornecida aos seus clientes e esses valores devem estar estabelecidos no Contrato de Prestação de Serviços de Conexão à Internet e Serviços de Comunicação e Multimídia e/ou no Termo de Contratação. Ficando assim a operadora de internet obrigada a fornecer condições para que o usuário desfrute da conexão à internet conforme o contrato celebrado.

 

Problemas com TV BOX/"Gato".

Apesar de parecer um problema com a conexão de internet, não é. Esse problema ocorre porque os servidores de conteúdo utilizados pelas TV BOX, ficam em outros países, aumentando o tempo de resposta e causando esses travamentos. A segunda causa é que esses servidores, não estão preparados para a grande quantidade de acessos que recebem, por isso não conseguem responder corretamente todas as solicitações, causando os travamentos. Além disso esses serviços não possuem autorização da Anatel para funcionamento e o pior, em muitos casos são utilizados para fins maliciosos. Por isso não prestamos suporte a este tipo de equipamento/serviço.

 

Como proceder em casos de problemas com a conexão à Internet?
Se ocorrer lentidão, ou alguma outra dificuldade relacionada à conexão, desligue os equipamentos da energia elétrica por cerca de 2 minutos e ligue novamente. Se o problema persistir, entre em contato com o suporte técnico. Estamos disponíveis com profissionais capacitados para auxiliá-lo. 

 

O que é a velocidade de download e upload?
Download é a velocidade de recebimento de dados (como um arquivo, vídeo, imagem) de outro computador ou servidor para o seu dispositivo por meio da internet.

Upload é  a velocidade de envio de dados (como um arquivo, e-mail, foto) de um dispositivo em um local para um dispositivo ou servidor em outro local, por meio da Internet. A velocidade de upload é geralmente menor do que a velocidade de download.

Lembre-se que a velocidade de download e upload são medidas em bits por segundo.

 

Algumas informações sobre o sinal da rede sem fio (Wi-Fi).

Quando o ambiente é desfavorável à rede sem fio, com muita interferência e paredes ou compartilhado por muitos dispositivos, seu desempenho será comprometido. Mas é possível realizar algumas ações para diminuir os efeitos dessa interferência. Seguem algumas informações importantes:

Localização do roteador:  Coloque o roteador em um local central da sua residência. O sinal do roteador é emitido para todos os lados. Se colocado no canto da casa, metade do sinal estará indo para fora; colocando-o no centro, o sinal será distribuído de forma mais homogênea e uniforme. Também é importante manter o roteador a uma distância razoável do chão (entre 1,5 m e 2 m), pois assim o sinal terá menos barreiras com objetos que ficam em cima de mesas e balcão. O roteador não deve ficar próximo de aquários e vasos com água, pois a água atua como uma barreira para o sinal.

Antena do roteador: Cuidado para não obstruir a antena do roteador sem fio ou dos outros dispositivos (no notebook, geralmente fica na tela). Quando as antenas são externas, deixe-as sempre na posição vertical, isso melhora a propagação do sinal.

Ventilação: Evite bloquear as saídas de ventilação do roteador com objetos ou colocá-lo dentro de armários, pois isso reduz a potência do sinal. Telefones sem-fio, walkie-talkies, aparelhos de som, reatores de lâmpadas fluorescentes e até televisores de plasma ou LCD geram níveis de interferência que, quando somados em um ambiente, podem impedir a propagação adequada do Wi-Fi.

Dispositivos: O tipo do roteador e os modelos dos notebooks, tablets e smartphones influenciam no desempenho da conexão sem fio. Desabilite o bluetooth de smartphones e tablets quando não estiver usando. Quanto mais afastado o dispositivo estiver do roteador, menor será a velocidade atingida na rede sem fio. Quando o ambiente for muito amplo, é interessante a instalação de outros pontos de acesso conectados por cabo (Não recomendamos o uso de repetidores de sinal sem fio).

Mais informações: A densidade das paredes de alvenaria, que usam tijolos e cimento, diminui drasticamente a potência do sinal Wi-Fi. Quando a espessura é muito grande ou existe uma série de obstáculos a vencer, o sinal simplesmente fica sem força em um determinado ponto, impossibilitando a conexão.

 

Cuidados com o cabo óptico.

O cabo de fibra óptica que é conectado à ONU não pode ser dobrado ou amassado, pois a fibra pode se quebrar e interromper totalmente sua comunicação com a Internet. Evite deixar ao alcance de animais de estimação, crianças ou em local que exija movimentação do mobiliário para limpeza. Esse problema além de interromper o acesso à Internet também gerará um custo para o usuário.

 

Qual infraestrutura preciso disponibilizar para que a instalação seja realizada?
Para a instalação do acesso à Internet é necessário verificar o documento “Infraestrutura necessária para a instalação Internet”. Clique aqui para consultá-lo.